Seguidores Amigos

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como detectar se seu filho está sofrendo abuso sexual



Abaixo um artigo do IG sobre sinais de abuso sexual, um assunto que deve ser pensado e analisado, discutido em casa, é o tipo de coisa que muitos acham que só acontece na casa do vizinho, quando pode acontecer também na sua casa, fiquem atentos, evitem o mal maior, eu particularmente converso muito com minha filha sobre isso, desde formas de evitar, sinais a observar, o que ela deve me contar, detalhes importantes. Evito qualquer situação de risco também, afinal é triste dizer isso mais a gente nunca conhece o íntimo de cada um pra confiar totalmente, a criança é muito indefesa, inocente e depende de nosso cuidado e atenção a tudo. 








Fonte: IG _ DELAS - http://delas.ig.com.br/filhos/2012-05-22/como-detectar-se-seu-filho-esta-sofrendo-abuso-sexual.html


Xuxa revelou ter sofrido abuso quando pequena, mas diz que mãe não percebeu. Crianças ficam retraídas e apresentam infecções frequentes. Veja outros sinais


A apresentadora Xuxa Meneghel revelou ao “Fantástico”, neste domingo (20), ter sido vítima de abuso sexual repetidas vezes durante a infância e adolescência. Xuxa disse ainda que a mãe não conseguiu notar mudanças em seu comportamento: ela, que era extrovertida, de repente ficou mais calada.

Difícil de ser notado e encarado, o abuso sexual acontece, na maioria das vezes, dentro de casa. A apresentadora disse não se lembrar de todos os agressores, mas afirmou que o melhor amigo do pai, um homem que iria se casar com a avó materna e um professor estavam envolvidos nos atos de violência. 
De acordo com uma pesquisa do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, divulgada no ano passado, em 88% dos casos de violência sexual infantil o abuso foi cometido por alguém do convívio social da criança: 40% eram vítimas do próprio pai e 30% do padrasto. Em 15% dos casos o tio era o agressor, seguido por vizinhos (9%) e primos (6%). 
Justamente por ser comumente perpetrado por pessoas próximas, muitos pais acabam não tendo coragem de assumir o problema ou procurar ajuda. “Alguns até percebem, mas ficam com medo de enfrentar a situação. Existe um enorme tabu com relação à violência sexual infantil. Mas esconder isso pode causar danos irreversíveis em uma criança”, afirma Anna Flora Werneck, coordenadora de programas da Childhood Brasil, organização brasileira ligada à World Childhood Foundation. 
“Os pais não podem esquecer que não é fácil para a criança falar sobre isso ou contar o que está acontecendo. O sentimento de culpa e vergonha são muito comuns”, afirma Anna Flora – assim como Xuxa Meneghel relatou no depoimento.

Tristeza e retração social
Mas afinal, que mudanças de comportamento devem levantar o sinal vermelho? Assim como Xuxa, muitas crianças se tornam mais retraídas e arredias. Passar a evitar o convívio com o agressor também é um sinal importante. 
“Retração social, medos injustificados ou exagerados, depressão, tristeza, perda de apetite. Também pode aparecer um quadro de infecção do trato urinário frequente. Criança que nunca tinha infecção e passa a ter sempre. Com a questão do ato sexual ou a manipulação da área genital, podem surgir irritações que levam a estas infecções”, explica Paulo Cesar Menezes Freitas, neuropsiquiatra da infância e adolescência e membro do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Em crianças já naturalmente mais retraídas, a timidez tende a piorar ainda mais. Podem apresentar um nervosismo exacerbado e explosões de temperamento com mais facilidade. 
Em alguns casos as vítimas de abuso mudam o estilo de se vestir ou apresentam um sono excessivo. Hematomas, lesões ou coceiras nos órgãos genitais também são indícios que devem ser olhados com cuidado. 
Uma dos conselhos para os pais é que mantenham um diálogo franco com seus filhos sobre sexualidade. “Nem sempre as crianças sabem que estão sendo abusadas. O ato pode ser visto quase como uma referência de carinho, apesar de incômodo. Manter um diálogo aberto e de acordo com a faixa etária da criança dizendo o que é certo e o que é errado é fundamental”, afirma Anna Flora.
Na escola
Não são apenas os pais que devem ficar atentos às mudanças de comportamento dos filhos. O papel da escola é muito importante. Professores e auxiliares conseguem identificar, com menos envolvimento emocional, quando algo está incomodando uma criança. 
As notas podem piorar e a convivência em grupo passa a ser mais escassa. “As crianças não mudam apenas dentro de casa. Em muitos casos elas agem de forma diferente na escola ou com outras pessoas com quem convivem de forma próxima”, diz Anna Flora.
Alguns sinais do abuso
- Retração social: a criança fica tímida e menos aberta à convivência.
- Medos que não existiam aparecem de repente, sem justificativa.
- Depressão, tristeza, perda de apetite. 
- Infecções frequentes do trato urinário (quando o quadro não existia antes).
- Crianças tímidas podem apresentar nervosismo exacerbado e explosões repentinas de temperamento
- Em alguns casos, há mudança no estilo de se vestir e sono excessivo.
- Hematomas, lesões ou coceiras nos órgãos genitais. 




5 comentários:

  1. Excelente post querida amiga, é muito triste saber que crianças sofrem abusos, isso jamais poderia acontecer, lamento por vivermos num mundo coberto por tanta maldade....

    Pra mim pedófilos não são humanos....são monstros...

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Totalmente de acordo com a Escritora, e não diria monstros, porque isso nem eles fazem ... Eu chamo a esses seres ( coisas ) .

    Parabéns, pelo espaço, muito interessante e jà aprendi algo que não sabia .

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Já passei por essa situação ,mas graças a Deus não aconteceu o pior postei até sobre isso, resolvi desabafar e colocar para fora tudo naquele post, meu tio ao qual considerava como meu pai teve coragem de mexer em mim, só que graças a Deus, não aconteceu o pior.Coitada da Xuxa deve ter passado tanto constrangimento, beijos e um abraço apertado!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessa postagem! Não tive a oportunidade de assirtir a esse depoimento corajoso de Xuxa. Só Deus para curar o emocional de criança que passam por isso. Que O Senhor tenha misericórdia! Um bj minha querida!

    ResponderExcluir
  5. Rosa querida! Parabéns pela postagem! Esta é uma luta de todos nós! Um sábado abençoado! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
    PS.: Conseguiu resolver o problema da atualização do blog?!....

    ResponderExcluir

Fico feliz com seu comentário !!!!!