Seguidores Amigos

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

12ª BC Café entre amigos - Fatos históricos que gostaria de ter presenciado.



12ª BC - Café entre amigos - FATOS HISTÓRICOS QUE GOSTARIA DE TER PRESENCIADO. 

São muitos, na verdade gostaria de ter presenciado todos os bons é claro, as guerras e catástrofes não (bobinha eu né, rss) 

Então para não ser injusta com muitos vou apenas de um 

A primeira vez que o homem pisou na lua. 

Um forma de homenagem também ao astronauta  Neil Amstrong que faleceu no mês passado no dia 25 de Agosto de 2012, aos 82 anos, em Ohio, Estados Unidos.



                                                              OLHA EUZINHA NA LUA

Conheça a biografia de Armstrong

Armstrong foi o comandante da Apollo 11, missão que chegou ao satélite da Terra em 20 de julho de 1969. Ao ser o primeiro ser humano a pisar em outro corpo celeste, Armstrong proferiu a frase: “Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.”
Nascido em 5 de agosto de 1930, Armstrong foi piloto da Marinha dos Estados Unidos entre 1949 e 1952 e lutou na Guerra da Coreia. Em 1955, se formou em engenharia aeronáutica pela Universidade de Purdue e se tornou piloto civil da agência que precedeu a Nasa, a Naca (Conselho Nacional de Aeronáutica).
Lá, entre outras aeronaves, pilotou o X-15 – avião experimental lançado por foguete onde ocorreram as primeiras tentativas americanas de chegar aos limites da atmosfera e à órbita do planeta. Em 2012, o X-15 ainda mantém o recorde de velocidade mais alta já atingida por um avião tripulado.
Em 1962, ele deixou a função de piloto de testes e passou a ser astronauta – com a Naca já transformada em Nasa. Sua primeira missão espacial foi como comandante da Gemini 8, em março de 1966, onde ele e o astronauta David Scott fizeram a primeira acoplagem de duas naves espaciais. Na ocasião, ele se tornou o primeiro civil americano a ir ao espaço.
Durante o voo, os dois quase morreram. Enquanto a nave estava sem contato com a Terra, a Gemini 8, acoplada na sonda Agena, começou a girar fora de controle. Inicialmente, Armstrong achou que o problema era com a Agena e tentou diversas opções para parar o giro – sem sucesso. Ao desacoplar as duas naves, o problema piorou. A instantes de perder a consciência pela velocidade com que a Gemini 8 girava, Armstrong usou os motores que serviam para a reentrada na Terra para controlar a espaçonave. A Gemini parou de girar e a dupla fez um pouso de emergência próximo ao Japão, sem completar outros passos da missão, como uma caminhada espacial que seria realizada por Scott.

Após a missão, Armstrong acompanhou o presidente americano Lyndon Johnson e outros astronautas em uma viagem à América do Sul que incluiu o Brasil. Segundo sua biografia oficial, escrita por James R. Hansen, Armstrong foi especialmente bem recebido pelas autoridades brasileiras por conhecer e conversar bem sobre a história de Alberto Santos Dumont.
Apollo 11 e a ida à Lua

Com o fim do programa Gemini e o início do Apollo, Armstrong foi selecionado como comandante da Apollo 11. Segundo a Nasa, não houve uma escolha formal inicial de quem deveria ser o primeiro a pisar na Lua. Todos os astronautas envolvidos no Apollo, segundo eles, teriam chances iguais.

As missões eram organizadas para cumprir uma crescente lista de tarefas. Assim, a Apollo 7 era um voo de teste do módulo de comando – o que era chamado de “missão tipo C”. A seguinte, 8, testou a viagem até a Lua. A 9 testou o módulo lunar, uma missão tipo “D”. Se houvesse qualquer problema em uma dessas missões, ela deveria ser retomada até dar certo.
Por isso, embora Armstrong e sua tripulação, Buzz Aldrin e Michael Collins, estivessem com a primeira missão do tipo “G”, que tentaria um pouso – não estava garantido que eles de fato fossem ser os primeiros a fazer isso. Qualquer problema nas missões anteriores e a 11 poderia ter que assumir etapas preparatórias.
Quando ficou razoavelmente claro que a Apollo 11 seria a primeira missão a tentar o pouso, a mídia americana passou a informar que Buzz Aldrin seria o primeiro homem na Lua. A lógica dos jornalistas seguia o fato de que no programa Gemini o piloto – não o comandante – era quem saía da nave. Além disso, os primeiros materiais de divulgação feitos pela Nasa mostravam o piloto saindo primeiro e o comandante depois.
Em uma coletiva de imprensa feita em abril de 1969, a Nasa informou que a decisão de fazer Armstrong sair primeiro foi técnica, já que a porta do módulo lunar estava do lado dele. Em entrevistas dadas mais tarde, Deke Slayton, chefe dos astronautas na época, disse que a decisão foi “protocolar”: ele achava que o comandante da missão deveria ser o primeiro na Lua. As opiniões de Armstrong e Aldrin, segundo ele, não foram consultadas.
O pouso

Após a decolagem em 16 de julho, Armstrong e Aldrin começaram a descida até a Lua em 20 de julho no módulo lunar, apelidado de “Eagle”. Durante a descida, a menos de dois mil metros de altura, dois alarmes soaram indicando que o computador estava sobrecarregado. Seguindo a orientação do controle de missão, Armstrong os ignorou e manteve o pouso.

Ao olhar pela janela, viu que o computador os estava levando para uma área com muitas pedras. O americano então assumiu o controle manual da nave e pousou. Ao encostar na Lua, restavam apenas 25 segundos de combustível no Eagle.
As primeiras palavras de seres humanos na Lua foram, na verdade, Armstrong e Aldrin fazendo a checagem pós-pouso. Termos técnicos como “parada de motor”, “controle automático ligado”, “comando do motor de descida desligado”. Apenas ao final dessa lista, Armstrong falou com a Terra: “Houston, Base da Tranquilidade aqui. A Águia [“Eagle” em inglês] pousou”.
Durante todo o processo de pouso, o controle na Terra se manteve em silêncio, permitindo que a dupla se concentrasse. Com o contato de Armstrong, o astronauta Charlie Duke, em Houston, respondeu bem humorado: “vocês têm um monte de caras quase ficando azuis aqui, estamos respirando de novo.”
Armstrong e Aldrin ficaram 21 horas e 36 minutos na Lua – duas horas e 36 minutos caminhando por ela. O tempo fora da nave foi progressivamente aumentado a cada missão Apollo – na última, a 17, os astronautas ficaram mais de 22 horas fazendo caminhadas lunares.
Após a missão de 1969, ele assumiu uma posição de gerência na Nasa e participou da investigação do acidente da Apollo 13. Ele se aposentou da agência em 1971.
Em 1970, obteve um mestrado em engenharia aeroespacial da Universidade do Sul da Califórnia. Depois, virou professor na Universidade de Cincinnati, onde morava, até 1979. Armstrong também fez parte da mesa diretora de algumas empresas americanas. Em 1986, a convite do presidente americano Ronald Reagan, participou da investigação do acidente do ônibus espacial Challenger.
Morre Neil Armstrong, primeiro homem na Lua

Armstrong passou por uma cirurgia de coração em 7 de agosto.
Americano comandou a Apollo 11 e pisou na Lua em 20 de julho de 1969.

Do G1, em São Paulo

Vida de reclusão

Armstrong casou com Janet Shearon em 1956, com quem teve três filhos: Eric, Karen e Mark. Karen morreu de câncer no cérebro em 1962, aos três anos, e jamais viu o pai ir ao espaço. Ele e Janet se divorciaram em 1994, após 38 anos de casamento. No mesmo ano, ele se casou com sua segunda esposa, Carol Knight.

Armstrong viveu uma vida de reclusão após a Apollo 11. Convidado frequentemente por partidos americanos, ele se recusou a concorrer a um cargo político. Armstrong também raramente era visto em público e quase nunca dava entrevistas, além de não costumar tirar fotos ou dar autógrafos, porque não gostava que eles eram vendidos por valores que ele considerava “absurdos”. Sua única biografia autorizada foi publicada em 2005. Ele também costumava processar empresas que usavam sua imagem sem autorização e doar as indenizações recebidas à faculdade em que se formou. Em 2005, processou seu barbeiro por ter vendido fios de seu cabelo por US$ 3 mil. O barbeiro teve que doar o valor para a caridade.
Em 2007, 38 anos após a viagem à Lua, em uma rara aparição em público, Armstrong se definiu como "um engenheiro nerd". "Eu sou e sempre serei um engenheiro nerd, com meias brancas e protetores de bolso. E eu tenho um grande orgulho das realizações da minha profissão," disse.
Em 2009, ele fez uma viagem "secreta" ao Brasil, onde passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A nota da família sobre a morte de Armstrong é encerrada com um pedido: "Para aqueles que perguntam o que podem fazer para honrar a Neil, temos um simples pedido. Honrem seu exemplo de serviço, feitos e modéstia, e a próxima vez que você der um passeio em uma noite clara e vir a Lua sorrindo para você, lembre de Neil Armstrong e dê uma piscadela para ele.”
FONTE: G1






26 comentários:

  1. Nossa amei a homenagem...
    Seu post ficou lindo..
    Um beijo carinhoso e um dia mais que lindo..
    Beijo
    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Rosa,que maravilhosa e merecida homenagem!Infelizmente não consegui ver a imagem,não sei porque não apareceu e não pude ver vc na lua!...rss...bjs e meu carinho,

    ResponderExcluir
  3. Isso que é homenagem , rsss, excelente, amei você lá na lua, rechei de rir com a sua 'carinha', lá !
    Beijo !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/2012/09/4-fatos-historicos-que-gostaria-de-ter.html

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Gostei da homenagem!

    Menina, não sabia que tinha ido pra Lua...kkk

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. kkk vc estava lá que inveja como sempre me divirto por aqui.

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkk vc é doida adorei rrsr no bom sentido tá, seus posts são sempre gostosos e divertidos.

    ResponderExcluir
  7. Que bela homenagem!
    Adorei saber um pouco mais sobre Neil Armstrong.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. kkkk nossa sabia que era fraude o homem ter ido a lua foi uma mulherrrr kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa quem vai dizer algo depois disso? Vc de astronauta nos tirou as duvidas vdd o homem ops mulher pisou na lua, kkk

      Excluir
  9. Patricia! Deve ter sido realmente um momento de muita emoção. Adorei a foto!! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Excelente post tem coisas que não sabia, mas vc esta sensacional neste uniforme kkk gostei da criatividade.

    ResponderExcluir
  11. Rosa,agora sim consegui te ver na lua!...rsss...ficou uma perfeita astronauta!...rss...bjs e bom feriado!

    ResponderExcluir
  12. Maravilha....quantas coisas a gente
    gostaria de ter presenciado, mas são
    coisas que ficam na lembrança
    Eu gostei do seu post muito bom
    Bjuss
    Rita!!!!!

    Tenha uma bela tarde!!

    ResponderExcluir
  13. Por cada post que passo vejo criatividade de tamanhas proporções, muito legal a montagem que fez.
    Ficou muito legal a homenagem e biografia de Neil Armstrong.

    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos

    ResponderExcluir
  14. Oi Patrícia. Originalíssimo e perfeito. O que dizer... Parabéns e aplausos. Um abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  15. Olá querida
    Muito bacana a sua escolha e foi um fato importante demais para todos nós...
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  16. Olá Patrícia!

    Muito criativa a tua bc e com muita informação acerca do Neil Armstrong. Fiquei com pena por ele já não estar entre nós.

    Parabéns pelo post.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2012/09/4-factos-historicos-que-gostaria-de-ter.html

    ResponderExcluir
  17. Rosa adorei vc na lua amiga muita criativa, beijos.

    ResponderExcluir
  18. OLá Patrícia,
    Nossa é a primeira vez que venho no seu espaço e já te vejo pisando na lua! Que feito! Gostei muito! Além disso cravou uma bandeira da nossa querida pátria em solo lunar! Bela homenagem viu? Estou adorando participar também dessa blogagem coletiva.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  19. Paty querida! Parabéns pela excelente postagem! Pelo belo trabalho de pesquisa! Tanta informação e esclarecimento importante! Adorei a astronauta Paty e a nossa Bandeira por lá....kkkkk! Desculpe a demora em responder!....
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a montagem, muito bem bolada! E as informações acrescentaram muito ao post, parabéns. Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Adorei a "foto", eu também gostaria muito de estar lá, deve ser uma sensação "diferente" rsrsrrssss... Tenha uma feliz semana! Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Adorei te ver na foto!E também, ver a entusiasmada homenagem!!beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  23. Esse é um dos que eu adoraria não só ter presenciado de perto mas ter estado entre os astronautas ... Deve ser fascinante ..

    Meu abração pra você Patricia,
    RioSul

    ResponderExcluir
  24. Sabe nesses dias em que aos poucos percebemos que a vida nos ensina da maneira mais dolosa possível a valorizar o que temos. Por isso FICA A DICA DE HOJE:
    Ame mais, reclame menos!
    Viva mais, se preocupe menos!
    Agradeça mais questione menos!
    Enfim, VALORIZE MAIS o que vc AINDA te, antes que a vida lhe ensine a lamentar por aquilo que vc tinha, mas acabou perdendo!
    Bom tarde!!!
    Tenha uma semana cheia de bênçãos.
    Toninha

    Convido a vc amiga a conhecer o meu novo blog e tornar se seguidora, acabo de fazer. Aceito sugestões.
    Bju
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    FanPage Educar – O primeiro passo

    ResponderExcluir

Fico feliz com seu comentário !!!!!