Seguidores Amigos

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Blogagem Coletiva do Blog Escritos Lisérgicos



Minha participação na última Blogagem Coletiva de 2012.


Durante esses últimos anos, sempre nessa época de Natal, Ano Novo, estava totalmente desmotivada, desanimada, e até revoltada com as comemorações e rituais de fim de ano. Por mim, não saia para lugar nenhum, ficava em casa quietinha, e sem ver ninguém, sendo assim, não compro roupas, sapatos e nada disso, só as lembrancinhas que são praticamente "obrigatórias" ao meu ver, não é que compro de má vontade, pelo contrário, mas que não vejo tanta importância em ser nesta data, acabava saindo também mas somente para agradar o marido, que coitado não sentia o mesmo, e estava animado e contente. Eu pensava que tudo isso era pela falta da minha mãe nessas horas, ou até mesmo que as pessoas poderiam estar certas em dizer que eu sou estranha, desanimada e anti-social. 

Esse ano não foi igual, comecei a ver as coisas de um modo diferente, e ver que o que fazia falta não era exatamente a presença dela nessa época, (claro que faz e muita não só nessa época como em qualquer outra), mas a alegria dela e como era comemorado tudo isso, ela era consumista sim, não vou negar, comprava lembrancinhas e presentes para todo mundo, mas não era pelo consumo, pelo material, ela mandava cartões pelo correio a todos, reunia a família e brincava muito, o que ela comprava eram agrados, brincadeiras, lembranças e recordações, sorrisos e união, depois que ela se foi a família nunca mais se reuniu da mesma forma e as festas de fim de ano nunca mais foram as mesmas, será que era a falta dos presentes de minha mãe? Com certeza não, era de sua alegria e motivação. 

Acho totalmente desnecessário todo esse reboliço e gastos e principalmente desperdícios de alimentos, mais acredito agora no poder do presente como forma de gentileza, por outro lado, vejo que nem todos compartilham dessa opinião e ficam esperando por presente caros e sofisticados, querem mostrar as melhores roupas e sapatos, um exemplo disso são as brincadeiras de amigo secreto, onde as pessoas ficam revoltadas quando ganham um presente que não lhe agrada, quando não era esse o objetivo da brincadeira. 

Esse ano quero lembrar o exemplo de minha mãe e levar a alegria as pessoas e não a tristeza, então vou pensar somente no significado que as festas tem para mim  e não me importar com os outros, quero deixar à minha filha as lembranças e exemplo que ela deixou para mim. 

Aqui nos blogs recebemos alguns mimos, selinhos, e agrados dos outros blogueiros que nos deixam tão feliz, não é material, não é consumo, mais vale muito mais do que um anel de diamantes. 

As pessoas precisam entender o verdadeiro objetivo de um presente, tanto para quem dá como para quem recebe, aí então o consumismo desenfreado e insaciável será substituído por esses ricas lembrancinhas. 










6 comentários:

  1. O consumismo é perigoso, ainda mais nessa época de natal, a pessaoa se individa com contas, não pode ver uma promoção, e começa a gastar, depois fica sem como poder pagar as contas, Rosa tem post novo lá no blog Lucimar Virtual,o blog que faz parte da Estrela da Manhã, uma linda reflexão, se quiser dá uma olhadinha é só clicar no link abaixo, beijos.
    http://lucimarvirtual.blogspot.com.br/2012/12/reflexao.html

    ResponderExcluir
  2. Amei muito adorei
    te amo muito leticia
    www.diariodaleleticia.bllospot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua participação... muito verdadeira!

    É... presentear é uma forma de demonstrar carinho... só precisamos cuidar para não cairmos no consumismo doentio.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga Paty!

    Participação muito boa. À medida que o tempo passa vamos perdendo entes queridos e com eles, vai um pouco da nossa alegria, deixando-nos sem muita vontade de celebrar o Natal.

    Beijos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Paty. Boa tarde.
    Sua participação além de sincera, foi interessante, pois nos fez refletir acerca da importância da presença ser muito maior que a dos presentes em si.
    Realmente, não sou a favor deste consumismo desenfreado, contanto, não sou contra e admirei sua empatia com os seus em, mesmo sentindo-se triste pela falta de sua mãe, fez um esforço por sua família.
    Há gente tão amarga que parece ter prazer em detonar com as comemorações e animação dos demais. Um prazer sádico do qual sou absolutamente contra. Quem não gosta, em minha opinião, deve ficar na sua e, se consegue se sacrificar tal como você o fez, acho de uma dignidade ímpar.
    Sobre o amigo secreto, eu comentei nas participações que aboli de minha vida assim que concluí o Ensino Médio porque o resultado sempre foi bolsos vazios e pilha de presentes inúteis que jamais pensaria em comprar, rs, (pilhas porque nunca o amigo secreto é em apenas um lugar, imagine eu que tenho duas famílias que vivem em estados diferentes, o tanto de lugares que acabo frequentando). E deixo uma ressalva que minha crítica aos presentes do amigo secreto não é por eles não serem sofisticados, mas por ter "a sorte" de sempre quem pega meu nome, é alguém que não conhece em nada minha personalidade e me presenteia com coisas que jamais farei uso. Tenho uma teoria que para presentear, é preciso que o objeto venha a ter utilidade para o outro, do contrário, é dinheiro que se joga.
    Eu penso igual sobre os selos que recebemos, nem todos os blogueiros pensam do mesmo modo.
    Fico contente em saber que visita o Lisérgicos por gostar de estar lá e desejo um Feliz 2013 a você, que nossa parceria possa se consolidar ainda mais este ano.
    Até parceira!


    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Soninha
    Por isso mesmo criei um blog só para os miminhos que os considero mais do que diamantes como vc disse tão bem!!!
    Bjs de paz e bem em 2013

    ResponderExcluir

Fico feliz com seu comentário !!!!!