Seguidores Amigos

terça-feira, 18 de junho de 2013

20 utilidades do vinagre


20 utilidades do vinagre

FONTE: YAHOO MULHER



1. Sabe quando você se machuca e fica aquele roxo esverdeado horrível? Pois é, pode parecer a pior ideia do mundo jogar vinagre na região, mas, na verdade, não é! Vinagre gelado em hematomas provocados dos por pancadas (sem ferimentos) desincha o local machucado e evita o aparecimento dessas manchas indesejadas.


2. Entre tantas receitas caseiras para amenizar a dor de garganta, essa é uma: use uma compressa quente de vinagre com água e sal para minimizar a inflamação (são 2 colheres de sopa de vinagre e meio copo de agua morna para um gargarejo repetido 4 vezes ao dia)


3. Use o vinagre branco nos fios para combater a caspa. O ideal é aplicar no banho após a higienização do cabelo, passar nas madeixas, deixar por 10 minutos e lavar em seguida.


4. Conheça a solução caseira para higiene dos colchões: misture em proporções iguais lisorform, álcool, vinagre e água. Coloque num borrifador, retire as fronhas e os lençóis e borrife sobre os colchões e os travesseiros pela manhã, antes de abrir as janelas dos quartos para ventilar. Deixe agir por uns 20 minutos e só depois abra as janelas para ventilação. Leve os travesseiros ao sol e os colchões também, se possível.


5. Quem sofre com pele oleosa e não quer gastar fortunas com produtos tônicos toda semana pode passar vinagre no algodão e aplicar na pele para remover gordura e células mortas. Ainda assim é indicado um sabonete ou um tônico com alguma frequência para reduzir a oleosidade.


6. Para limpar o chão, jogue vinagre puro na área e passe pano. Ele remove a sujeira e também afasta formigas e moscas do local.

7. Use para desinfetar o vaso sanitário.


8. Aproveite os finais de semana para higienizar os calçados usados durante a semana. Passe vinagre em todos que foram usados na semana e coloque no sol, isso evitará que eles acumulem suor e criem fungo.


9. Vidraças: solução de vinagre e água morna limpa não deixa riscos nem marcas. Até vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.


10. Lustra móveis natural? A solução de vinagre, terebentina e óleo de vinhaça em partes iguais elimina os riscos na madeira e  ainda devolve o brilho natural.


11. Cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo, removida com papel absorvente e, adivinhe! Em seguida, lave o local com vinagre.


12. Algum tecido manchou e você não encontra o removedor ou a caixa de Vanish? Uma solução diluída de vinagre remove as manchas eficientemente. Colarinhos encardidos, se receberem uma pasta preparada com soda e vinagre, ficam completamente limpos após a lavagem.


13. Bordados que podem desbotar: passe a peça pelo avesso com um pano umedecido em vinagre por baixo e as cores voltam a brilhar como por magia!


14. Substitua o amaciante por algo mais natural e barato: o vinagre. Usando o produto na lavagem, as roupas ficam frescas, macias e cheirosas e peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.


15. Fixação de cores: Lavou as roupas e os tecidos e os tons ficaram desbotados, com cara de envelhecidos? Esses mesmos tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.


16. As flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.


17. Para retirar manchas de suor das roupas, deixe-as de molho em água morna e vinagre.


18. Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.


19. Remova o mofo do rejunte dos azulejos do banheiro aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.


20. Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.


fonte: Yahoo Mulher

31 comentários:

  1. Noossa!Quantas utilidades.Até esquecemos disso,né? Muito legal!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi,Patricia!!Bom Dia!
    Amei as dicas!Algumas já conhecia...
    Boa semana querida.
    Beijos/Soninha.

    *Tem post novo.

    ResponderExcluir
  3. Dicas ótimas só conhecia duas, já salvei no pc.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paty,
    Eu só conhecia a dica para amenizar a dor de garganta,
    as outras parecem excelentes.
    Bjs!

    ResponderExcluir

  5. Olá Paty,

    Excelentes dicas. Já conhecia algumas. Sempre uso para a garganta e para proteger cores de tecidos e tapetes. Não sabia que o vinagre oferecia tantos benefícios.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Olá!Boa tarde
    Paty rosa Branca
    penso que foi numa blogada que tive o prazer de conhecer as várias utilidades do vinagre.Eu, como detesto vinagre na salada,já vi onde (melhor) utilizar. Colocar nas flores e para fixação de cores...foram belas novidades.Parabéns pela partilha!
    Obrigado pelo carinho
    Boa terça feira/quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Paty!
    Já algumas "fórmulas" de limpeza usando vinagre... mas essa de nº 18 é novidade pra mim, além de muito útil, pois tenho quatro cachorros.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  8. Paty eu não sabia que o vinagre tinha tanto valor para as donas de casa, adorei saber as utilidades do vinagre, Pati beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu Blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs


    ResponderExcluir
  9. Oi Paty,

    Adorei as dicas.......bem úteis!

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. ... e detalhe, se for para a passeata do movimento do passe livre leve o vinagre, ajuda a passar o efeito dos gazes!

    ResponderExcluir
  11. Un artículo más que interesante, gracias por compartirlo!
    Te dejo un fuerte abrazo, bella jornada!

    ResponderExcluir
  12. Uau! O vinagre é porreta mesmo!!! Adorei saber das outras utilidades que não conhecia! Valeu pela partilha.
    Um lindo dia pra vc! =)
    Bjs
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  13. Dicas de ouro!Algumas eu já conhecia e outras eu adorei saber!bjs,

    ResponderExcluir
  14. Gracias por tu encantadora vista, te dejo un abrazo, bella jornada!

    ResponderExcluir
  15. Caramba, que post interessante!!
    A dica n.º 2 minha mãe me obrigava a fazer qdo criança... hahaha... e é certo mesmo. Funciona!!
    Vou favoritar o post, sem dúvidas!
    Bjns e obrigada pelo seu carinho ontem.
    :)

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga, quanta utilidade tem o vinagre, melhor, o poder do vinagre é fantástico! Alguns conhecia, mas vários são novidades. Já estou salvando e vou utilizá-lo sempre que necessário.
    Obrigada pela visita, abraços fica com Deus.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Paty! Meu pai é adepto das diversas utilidades do vinagre. Algumas listadas aqui eu não conhecia...a dica da limpeza do fogão usarei com certeza! Um abraço!

    ResponderExcluir

  18. Minha querida amiga Paty, mais uma
    Vez venho lhe agradecer o carinho que tem
    Tido comigo e meus trabalhos. Sua presença
    Me honra muito. Perdoa-me a demora na
    Visita ao seu espaço, mas tenho tido o
    Meu tempo muito corrido, mas estou
    Tentando equacionar isto. Passando para,
    conferir e aproveitar as suas belas dicas e,
    deixar o meu abraço e carinho.
    Um fim de semana maravilhoso para você!
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 20/06/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderExcluir
  19. Nossa Amiga!
    Que legal!!!
    Amei as dicas!!!

    Um Super Beijo no seu Coração

    Andrea

    ResponderExcluir
  20. Nossa quantos truques com o vinagre, só conhecia alguns.
    Te espero para uma visita no meu blog.
    http://cantinhodoescritoreleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oí Paty,estou pasando para lhe desejar um ótimo
    final de Outono.

    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Perdão Paty,pelo "passando"ter saído somente com um "s".

    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Carmem , Passei para deixar o meu abraço e desejar que a brisa suave da esperança, nos traga alegrias e que possamos continuar ouvindo o canto dos passarinhos alegrando nossos corações. Que possamos caminhar na praia dos nossos sonhos com sentimento de liberdade. Que possamos andar nas nuvens da imaginação e encher nossos corações de amor ao próximo que é a imagem e semelhança de Jesus. Vivamos com fé esta noite que chega e que ela nos traga um final de semana feliz.
      Com carinho de sempre: Lourdes Duarte.

      Excluir
  23. Boa noite!!!

    Hoje deixo uma frase que gosto muito
    pelo carinho de sempre!!

    Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

    =Vinícius de Moraes=

    Abraços de bom final de semana
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  24. Querida Paty , Passei para deixar o meu abraço e desejar que a brisa suave da esperança, nos traga alegrias e que possamos continuar ouvindo o canto dos passarinhos alegrando nossos corações. Que possamos caminhar na praia dos nossos sonhos com sentimento de liberdade. Que possamos andar nas nuvens da imaginação e encher nossos corações de amor ao próximo que é a imagem e semelhança de Jesus. Vivamos com fé esta noite que chega e que ela nos traga um final de semana feliz.
    Com carinho de sempre: Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Paty!
    Uma dica melhor que a outra e tive que favoritar seu post.
    Vinagre e bicarbonato são dois curingas da limpeza, principalmente em casa de pessoas alérgicas.
    Obrigada!
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  26. Olá, querida Paty
    Já usava o vinagre para deixar de molho as pecinhas do fogão... segredinho desde a vó... mas vc deu tanto uso novo a ele que me beneficiará, com certeza!!!
    Seja muito abençoada e feliz!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  27. Ótimas indicações...só faltou o tempero...ksksksksks...
    É fácil ter tudo em dia,pois o vinagre numa casa nunca falta,não é????

    ResponderExcluir
  28. Amei as dicas. Alguns já sabia mas outros para mim foi novidade!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  29. Oi Paty! Quantas dicas úteis! E todas elas fazem parte de um conhecimento muito antigo. É sabido que o vinagre era usado para assepsia desde a Antiguidade, mas esse uso foi encoberto pelos produtos industrializados, que prometem maravilhas, coisas que poderiam ser feitas com um produto tão simples como o vinagre. Parabéns pelo post.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Amei tantas dicas sobre o vinagre q eu nem sabia. Gostei! Eu conservo o meu dentro da geladeira pois sempre q eu me queimo digo pego numa panela quente e meus dedos ficam apenas vermelhos e doloridos(não pode usar se tiver ferimentos) eu coloco vinagre gelado em cima, pronto a dor passa rápido e não fica vermelho. bjssss

    ResponderExcluir

Fico feliz com seu comentário !!!!!