Seguidores Amigos

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Viajar pela Leitura



Viajar pela Leitura

O Blog Trocyn Bão me enviou o Selo VIAJAR PELA LEITURA, com o objetivo de propagar o gosto pela leitura, como sendo um ato de amor e  olhar o mundo para enxergar mais além do imaginário.

    A leitura,  é uma porta aberta para novos conhecimentos, esta  possibilita um encontro entre o escritor e o  leitor  e  de forma  dialógica e reflexiva ,  reativa a memória e abre novos horizontes.
    Ler  é um ato do futuro é uma arte que pode ser de  todos, basta desenvolver o gosto pela  mesma e através dela, podemos  aprender a nos conhecer e conhecer os outros  e o mundo.

Selo sempre tem regrinhas 
Responder a seguinte pergunta:
O que você acha do ato de ler?

Respondendo:  Aprendo de diversas formas, culturalmente, espiritualmente, me divirto, me emociono, aguça minha criatividade e imaginação, é incrível. 

Indicar 01 ou mais livros que leu  e fazer a  Sinopse dos mesmos:

1808 de Laurentino Gomes 



Infoescola: Este livro do jornalista Laurentino Gomes  já pode ser considerado um clássico popular da historiografia brasileira. Foi exatamente essa a intenção do autor, alcançar um público mais amplo, não necessariamente integrante do meio acadêmico, para que cada brasileiro possa ter a oportunidade de conhecer melhor um determinado período histórico de seu país.

Nesta obra, de fácil leitura, linguagem simples e texto cativante, o leitor tem sua atenção focada desde o primeiro momento, e não tem a intenção de deixar o livro até que o desvende até a última linha. Por esta razão ele pode ser facilmente indicado por professores de História a seus alunos e, ao mesmo tempo, contemplar o público infanto-juvenil.

Desfilam pelas páginas de 1808 uma rainha enlouquecida, um príncipe covarde e uma nobreza corrompida; este elenco inusitado, porém, iludiu Napoleão Bonaparte e transformou radicalmente a História do povo português e a do Brasil. Lançado em 2006, o enredo enfoca a transferência da família real para o território brasileiro no ano abordado neste livro.

Este fato histórico foi um evento inédito na trajetória de Portugal e na de outras nações do continente europeu. Certamente muitos monarcas e inúmeras soberanas fugiram de confrontos anteriores, exilando-se em outros países, mas jamais um destes nobres tinha ousado atravessar os mares para se instalar na outra face do mundo ocidental.
E
ra comum, nesta época, a realeza europeia cultivar domínios coloniais além-mar, mas nenhum rei, até então, tinha sequer se disposto a visitá-los, quanto mais residir nestas terras e geri-las. Os brasileiros também foram surpreendidos com esta súbita decisão da Família Real, pois estavam adaptados a sua condição colonial servil.

Em alguns momentos o leitor pode achar que está diante de figuras incrivelmente burlescas, mas este é um atributo típico de todos os governantes, inclusive de alguns estadistas mais recentes. Porém, se alguém acredita que só encontrará cenas repletas de humor nesta obra, está enganado. O reinado de D. João VI no Brasil, a partir da cidade do Rio de Janeiro, transcorreu em um momento fascinante da história brasileira, em meio às guerras de Napoleão, às revoltas de caráter republicano e ao trabalho escravo.

Depois de dez anos de pesquisa jornalística, o autor conseguiu recuperar e narrar de forma compreensível a trajetória da corte de Portugal em território brasileiro, procurando inserir seus personagens no cenário mais preciso, depois de tantas histórias falseadas, e na exata performance que cumpriram naquele período.

Laurentino Gomes situa toda a história no real enquadramento dos acontecimentos que se desenrolavam no nosso país, em Portugal, na França e na Inglaterra da época, tanto no plano político, quanto no sócio-econômico. F
ica bem claro, também, que D. João VI foi o único rei da Europa a pisar em território americano em pelo menos quatro séculos, além de contribuir para converter a então colônia em uma nação autônoma.
Fontes:
http://www.wook.pt/ficha/1808/a/id/201160
http://www.portalis.co.pt/historia-de-portugal-livro-1808-laurentino-gomes/
http://pt.wikipedia.org/wiki/1808_(livro)


Não vou indicar, deixo livre para quem quiser levar o selo e compartilhar as leituras. 

Um abraço carinhoso







2 comentários:

  1. A leitura trás conhecimento ler é muito bom, as pessoas deveríam ler mais. Pati beijos.

    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no Face

    ResponderExcluir
  2. Olá Boa noite, querida amiga
    De volta aos trabalhos o tempo fica curto para visita os blogs amigos ,mas como sinto saudade de você venho com um recadinho pronto, para deixar você sorrindo e feliz.
    ♥Não
    . ♥tenho
    .. ♥nada
    .... ♥pra
    ...... ♥fazer
    ....... ♥aliás
    ........ ♥tenho
    ...........♥muita
    .............♥coisa
    ♥mas
    ..♥não
    ....♥tô
    ......♥a fim
    ........♥de
    ..........♥fazer
    ............♥então
    ..............♥vou
    ♥encher
    .♥o seu
    ..♥blog
    ...♥de
    ....♥palavras amigas
    .....♥dofundo
    .......♥ do meu
    ........♥coração
    ..........♥trago pra você querida seguidora
    ♥Bjs
    .♥ABRAÇOS
    ..♥CARINHOS
    ....♥AMOR
    .....♥PAZ
    .......♥LUZ
    .........♥SORRISOS
    ..........♥que
    ............♥você
    .............♥seja
    ...............♥muito
    .................♥feliz
    ...................♥ se não gostar desse recado,

    ..♥desculpe
    ...♥pensa
    ....♥pelo
    .....♥lado
    ♥bom
    ..♥hoje
    ...♥eu
    ....♥lembrei
    .....♥de
    .......♥VC!
    Que a “Felicidade” sequestre “Você“
    e que ninguém possa pagar o “Resgate“!!!
    Só para “Você“ viver
    “Eternamente Feliz"

    Parabéns pelo incentivo a leitura, adorei sua postagem!

    ResponderExcluir

Fico feliz com seu comentário !!!!!